A camisa que escolhi para mostrar essa semana é um terceiro uniforme de jogo, utilizado no ano do centenário do Corinthians em 2010.
Geralmente os terceiros uniformes são bem diferentes dos uniformes 1 e 2, e este, por se tratar de uma camisa histórica, é bem diferente dos atuais. O uniforme remete às cores e ao escudo utilizados no início do século passado pela equipe do Corinthians.
A camisa listrada em dois diferentes tons de bege e uma marca d'água escrito 1910 por toda camisa, para lembrar da cor bege da primeira camisa do Timão. (diz a história que a primeira camisa da equipe era branca, igual ao do time inglês Corinthian que excursionava pelo Brasil na época e inspirou os jovens que criaram o clube, mas com o tempo, as camisas se tornavam bege devido à sujeira, e como o time não era o mais rico do Brasil como é hoje, eles resolveram adotar a cor bege para evitar de ficar trocando o uniforme frequentemente).
O belíssimo escudo do Coringão foi re-estilizado baseado no primeiro símbolo que continha somente o "CP" de Corinthians Paulista. Foi adicionado um suporte preto com uma faixa branca e dourada com os anos 1910 e 2010.
abaixo do símbolo, em dourado, as folhas de louro e o número 100 representando o centenário.
O primeiro símbolo mais tarde foi evoluindo até tornar o símbolo que é hoje, mas não vou entrar em detalhes da história senão teria que escrever um blog inteiro só disso.
A camisa foi lançada numa época festiva, o Corinthians do atacante Ronaldo, em 2009 tinha conquistado o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, e participaria da Libertadores no ano do centenário em 2010.
Na época, com a presença do ilustre atacante e sob a ousada direção do Andrés Sanches, o Corinthians conseguiu diversos patrocínios, dois deles presentes nessa camisa, a Neo Química Genéricos e a Bozzano.
Geralmente gosto de comprar camisas que lembram um bom momento do clube, mas comprei essa camisa mesmo mais pelo valor histórico, pois 2010 não foi um bom ano no futebol do Timão. O time foi eliminado na pré-Libertadores e apesar de fazer um bom campeonato Brasileiro, não conseguiu o título devido a ajuda de times como palmeiras que entregaram o jogo de propósito contra o Fluminense para nos prejudicar (o mesmo fluminense em 2012 viria a mandar o palmeiras para segunda divisão. Aqui se faz, aqui se paga!)
Como essa camisa eu comprei pela loja virtual
ShopTimão, tinha a possibilidade de personalização com o nome e o número. Não pensei duas vezes e coloquei o número 7, um número que gosto muito e me faz homenagear o eterno Marcelinho Carioca, ídolo da minha adolescência.
Atrás da camisa, no alto, ainda há as estrelas representado os quatro Campeonatos Brasileiros e o Mundial conquistados até 2010.
As fotos abaixo eu tirei em 2012, após a conquista da Libertadores, no memorial Corinthians, estava usando a camisa do centenário.
Vai Corinthians!