domingo, 31 de março de 2013

Uniforme de Jogo #2 2012/13 - Campeão da Libertadores

Hoje, domingo de Páscoa, dia especial principalmente pela comemoração da ressurreição de Jesus, mas com um gostinho de chocolate pela vitória do Coringão sobre o time falido do morumbi. 2x1 de virada! E como se não bastasse, nosso camisa 7 mandou a torcidinha ficar quietinha.
Por isso resolvi postar minha mais nova camisa do Corinthians, a camisa número 2 de 2012/13, a mesma que o Timão usou hoje no jogo.


Esta camisa comprei esta semana pelo ShopTimão e ainda personalizei com nome e número nas costas.
Resolvi comprar esta camisa com o patch de Campeão da Libertadores, pois o do Mundial da FIFA eu já tenho, então queria ter essa recordação.


Mesmo não tendo as tradicionais listras brancas, achei esta camisa com a marca d'água do estado de SP uma das mais lindas do Timão. Toda preta, sem nenhum patrocínio, foi a mesma que o Corinthians usou nos jogos da Libertadores, no qual foi campeão invicto.

O simbolo não tem as estrelas, apenas com um pequeno patch mostrando quem manda nas Américas e o

"swoosh" da Nike.




Vai Corinthians!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Uniforme de Jogo #3 Centenário 2010

A camisa que escolhi para mostrar essa semana é um terceiro uniforme de jogo, utilizado no ano do centenário do Corinthians em 2010.
Geralmente os terceiros uniformes são bem diferentes dos uniformes 1 e 2, e este, por se tratar de uma camisa histórica, é bem diferente dos atuais. O uniforme remete às cores e ao escudo utilizados no início do século passado pela equipe do Corinthians.


A camisa listrada em dois diferentes tons de bege e uma marca d'água escrito 1910 por toda camisa, para lembrar da cor bege da primeira camisa do Timão. (diz a história que a primeira camisa da equipe era branca, igual ao do time inglês Corinthian que excursionava pelo Brasil na época e inspirou os jovens que criaram o clube, mas com o tempo, as camisas se tornavam bege devido à sujeira, e como o time não era o mais rico do Brasil como é hoje, eles resolveram adotar a cor bege para evitar de ficar trocando o uniforme frequentemente).

O belíssimo escudo do Coringão foi re-estilizado baseado no primeiro símbolo que continha somente o "CP" de Corinthians Paulista. Foi adicionado um suporte preto com uma faixa branca e dourada com os anos 1910 e 2010.
abaixo do símbolo, em dourado, as folhas de louro e o número 100 representando o centenário.
O primeiro símbolo mais tarde foi evoluindo até tornar o símbolo que é hoje, mas não vou entrar em detalhes da história senão teria que escrever um blog inteiro só disso.


A camisa foi lançada numa época festiva, o Corinthians do atacante Ronaldo, em 2009 tinha conquistado o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, e participaria da Libertadores no ano do centenário em 2010.
Na época, com a presença do ilustre atacante e sob a ousada direção do Andrés Sanches, o Corinthians conseguiu diversos patrocínios, dois deles presentes nessa camisa, a Neo Química Genéricos e a Bozzano.
Geralmente gosto de comprar camisas que lembram um bom momento do clube, mas comprei essa camisa mesmo mais pelo valor histórico, pois 2010 não foi um bom ano no futebol do Timão. O time foi eliminado na pré-Libertadores e apesar de fazer um bom campeonato Brasileiro, não conseguiu o título devido a ajuda de times como palmeiras que entregaram o jogo de propósito contra o Fluminense para nos prejudicar (o mesmo fluminense em 2012 viria a mandar o palmeiras para segunda divisão. Aqui se faz, aqui se paga!)




Como essa camisa eu comprei pela loja virtual ShopTimão, tinha a possibilidade de personalização com o nome e o número. Não pensei duas vezes e coloquei o número 7, um número que gosto muito e me faz homenagear o eterno Marcelinho Carioca, ídolo da minha adolescência.










Atrás da camisa, no alto, ainda há as estrelas representado os quatro Campeonatos Brasileiros e o Mundial conquistados até 2010.


As fotos abaixo eu tirei em 2012, após a conquista da Libertadores, no memorial Corinthians, estava usando a camisa do centenário.

Vai Corinthians!





sábado, 16 de março de 2013

Uniforme de Jogo #1 2012/13 - Campeão Mundial

Para esta minha primeira postagem vou publicar minha camisa mais atual. O modelo 2012/2013 da Nike que os jogadores atualmente estão usando, praticamente a mesma que esteve presente na conquista do Bicampeonato Mundial em dezembro do ano passado. Nas vésperas de participar do Mundial, o Corinthians assinou patrocínio com a Caixa Econômica Federal, os valores do contrato foram os mais altos já pagos para um clube brasileiro. O patrocínio foi exibido durante o Mundial e permanece este ano.

Para mim é uma camisa especial, comprei na véspera de Natal, poucos dias depois que o Corinthians ganhou o Campeonato Mundial da FIFA, no próprio Parque S. Jorge. Também foi a camisa mais cara que já comprei, pois para personalizar com número, escudo oficial da FIFA, etc, a camisa custou mais de R$ 300,00. Um preço salgado, mas com um valor histórico incalculável.

O escudo do Timão vem vem estrelas
Para a temporada o Corinthians adotou tirar as tradicionais estrelas que acompanhavam o escudo. Na época eram 4 estrelas representando os Campeonatos Brasileiros e 1 do Mundial de 2000. Pressentindo que a camisa ficaria pequena para tantas futuras conquistas, e com a ideia de que nenhum título é maior que o próprio clube, a diretoria resolveu tirar as estrelas. 
Se hoje (16/03/2013) a camisa ostentasse as estrelas, seriam 5 dos campeonatos Brasileiros, 2 dos Mundiais da FIFA, e ainda faltaria espaço para Libertadores.

No detalhe, o escudo de atual Campeão Mundial. 
Há tempos que o Corinthians não colocava escudos de entidades representando suas conquistas. Antigamente, quando ganhávamos um Campeonato Paulista, colocávamos o escudo da FPF (Federação Paulista de Futebol) durante o ano que o clube era o campeão. O mesmo acontecia com o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, no qual eram representados por escudos da CBF. 
Como se tornar campeão se tornou usual (graças a Deus), o Corinthians passou a nem colocar mais os escudos. Fomos campeões Paulista e da Copa do Brasil em 2009, Campeão Brasileiro em 2011 e em nenhuma oportunidade o Timão ostentou esses títulos na camisa. Coisas de time que está acostumado a ser campeão. (e vai continuar assim, amém!).
No entanto, desde a conquista da inédita e sonhada Libertadores, o Coringão resolveu colocar um "patch" representando a conquista, e posteriormente, com a conquista do Mundial, o Timão adicionou o escudo dourado da FIFA, o mesmo que o Barcelona ostentou no ano passado. O título máximo que um clube pode ter.

Avesso da camisa "CP"
A Nike tem um capricho especial com as camisas do Coringão. Se virarmos a camisa no avesso, atrás do escudo do Timão, tem bordado o primeiro símbolo do centenário alvinegro.









Para variar, como eu faço com minhas camisas históricas, coloquei o número 7 nas costas.
Um detalhe interessante que quis personalizar foi a "tacinha" do Mundial colocada sobre o número.
E como toda camisa atual do Coringão, o selo de autenticidade da Nike com o número de série.

Vai Corinthians!

Apresentação

Olá, criei este blog para compartilhar com todos meu acervo Corintiano. Não vendo e não troco, apenas compartilhando com vocês minha paixão.
Vai Corinthians!